Quem somos

O Movimento Escoteiro

Somos uma Organização, não governamental, civil, de fins filantrópicos de interesse e utilidade pública atuando na formação de jovens como instituição de educação extra escolar, presente no país a mais de 75 anos. A União dos Escoteiros do Brasil representa no país a fraternidade escoteira, maior movimento de jovens do Mundo.

 

O Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

 

Um movimento para jovens, feito por jovens. Essa é principal engrenagem do Movimento Escoteiro: a vitalidade das crianças, adolescentes e jovens que passam por nossos caminhos e renovam nossas energias, aliada à experiência dos adultos voluntários.

 

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

Veja aqui um vídeo sobre o Que é o Movimento Escoteiro.

 

Breve histórico do Grupo Escoteiro Taperá

Durante o ano de 1993, verificando a necessidade de abrir um Grupo de Escoteiros na cidade de Salto, reuniram-se no dia 20 de agosto daquele ano várias pessoas interessadas para articular, junto à união dos Escoteiros do Brasil, os preparativos para tal fato.

 

O lenço do Grupo foi elaborado e tem a cor azul celeste com tarja azul marinho e a estilização da ave Taperá. Montada a diretoria foi concedido uma autorização provisória para seu funcionamento.

 

Nossa primeira sede foi nas dependências da loja maçônica Tiradentes. Mais tarde, em 1996, o atual prefeito Jesuíno Ruy através de um ato administrativo permitiu utilizarmos uma área central da cidade “o antigo  parque infantil”, de onde saímos para a construção do Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, após a saída do parque infantil, ficamos sem sede e foi permitido a ocupamos o porão da piscina do Ginásio de Esportes, que após um ano foi interditado pela vigilância sanitária por problemas de umidade e mofo. Foi então cedido um espaço no clube de treinamento de guardas no bairro Marechal Rondon, saímos quando o terreno foi pedido pelo proprietário.

 

Através de um convênio, estivemos no clube da associação atlética do Banco do Brasil, por dois anos, saímos sem rumo e começamos a fazer atividades no campo do bairro Bom Retiro.

 

Hoje 2018, estamos utilizando a escola municipal “CEMUS VIII”, por convite de sua diretora, Vanessa Padovani Bernardes Gusmão, e a assistente de direção Ingrid Fernanda Rodrigues.

 

Hoje 2018, com 25 anos de fundação, o Grupo Escoteiro Taperá, foi declarado de utilidade pública pela lei número 2.576 de 2004, conta com uma administração eficiente composta de 56 membros, sendo 12 adultos e 44 crianças, entre Escoteiros e Lobinhos.

 

Em conjunto com as práticas de escotismo “Método Escoteiro”, o Grupo participa ativamente, com a comunidade saltense, de campanhas de ajuda, ações culturais, cívicas e sociais.

 

Nosso Grupo tem hoje como diretor-presidente o senhor Sílvio Ferreira Teijeira, e como diretor administrativo Conceição de Souza Noronha.

Diretores presidentes que já passaram em nosso Grupo

  • Amauri Benedito Hullman
  • Luiza De Fatima Gentile De Aguiar
  • Alexandre Hirayama
  • Silvio Ferreira Teijeira